Formações do Pronasci Juventude iniciam no IFAM-Campus Tabatinga

Atividades reúnem equipes multiprofissionais para alinhar estratégias de atuação e articulação territorial no Amazonas.

Compartilhar
PRONASCI JUVENTUDE-FORMAÇÃO-TABATNGA

Com o objetivo de fortalecer as ações voltadas à juventude e consolidar estratégias de atuação nos territórios amazonenses, o Pronasci Juventude iniciou nesta semana as formações das equipes multiprofissionais que irão conduzir o projeto no estado. A jornada de capacitações começou nesta segunda-feira (3), no auditório do campus do Instituto Federal do Amazonas em Tabatinga, cidade da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

As formações marcam o início de uma nova etapa do projeto no Amazonas, reunindo profissionais de diferentes áreas para alinhar diretrizes e fortalecer o trabalho integrado nos municípios contemplados pelo projeto (Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga). Durante os encontros, são apresentadas orientações sobre o plano de territorialização, monitoramento, avaliação e articulação territorial, pilares que garantem a coerência e a efetividade das ações locais. As oficinas estão sendo ministradas por Alice Silva e Juliana Marques, do Pronasci Juventude Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente.

PRONASCI JUVENTUDE-FORMAÇÃO-TABATINGA

Durante a formação em Tabatinga, a assessora técnica do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e gestão do Pronasci Juventude, Monalyza Alves, destacou a importância do alinhamento metodológico entre as equipes estaduais e nacional para fortalecer a execução do projeto. “Estamos aqui para compartilhar as experiências das ações já executadas e fortalecer o trabalho em rede. A nossa proposta é que todos os instrumentos de monitoramento e avaliação sejam unificados em todo o país, garantindo uma métrica padronizada que nos permita identificar, com precisão, os resultados e impactos do Pronasci Juventude”, afirmou a coordenadora nacional.

PRONASCI JUVENTUDE-FORMAÇÃO-TABATINGA

O início das atividades foi marcado pelo entusiasmo e pela troca de experiências entre os participantes. O agente de redução de danos e artista indígena Guildy Blan, integrante da equipe multiprofissional de Tabatinga, destacou o impacto da formação no fortalecimento das ações locais com a juventude. “Atuo há mais de dez anos com música, produção e composição, e também sou ativista da cultura hip-hop na minha comunidade. Venho de um território marcado por desafios como a violência e o uso de drogas, mas a arte me permitiu resistir e transformar minha realidade. Participar da formação do Pronasci Juventude é uma grande oportunidade para ampliar e fortalecer o trabalho com os jovens da minha região”, afirmou Guildy.

Agenda no AM - Após a etapa em Tabatinga, o cronograma do Pronasci Juventude segue para Manaus, onde as formações ocorrerão nos dias 6 e 7 desta semana, no IFAM-Campus Manaus Zona Leste. A capital amazonense receberá as equipes multiprofissionais de Iranduba, Manacapuru e Manaus para aprofundar as discussões sobre planejamento estratégico, execução das ações formativas e articulação interinstitucional.

A etapa em Manaus também marca o encerramento do ciclo inicial de capacitações no estado, reunindo todos os integrantes em um espaço de troca e cooperação. O objetivo é consolidar o compromisso coletivo com a promoção da cidadania e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude.

Sobre o projeto - Desenvolvido em parceria com o IFAM e com interveniência da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI), o Pronasci Juventude é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). No Amazonas, a ação busca fortalecer o protagonismo juvenil e promover oportunidades de formação cidadã, profissional e social para 500 jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga.