Equipes iniciam elaboração dos planos de territorialização dos municípios

O documento orientará a implementação das ações em Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga, consolidando o avanço do Pronasci Juventude no Amazonas.

Compartilhar
PRONASCI-REUNIÃO-PLANO

O mês de setembro marca o início da elaboração dos planos de territorialização dos municípios contemplados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania no Amazonas (Pronasci Juventude AM). Na noite desta quinta-feira (11), durante reunião on-line, as coordenações dos territórios de Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga receberam orientações sobre a estrutura do documento que irá nortear as ações em cada cidade.

O plano deverá reunir estratégias que envolvem a definição das comunidades e bairros a serem atendidos, formas de aproximação com os jovens, participação dos órgãos locais no processo de engajamento, critérios de seleção mais adequados e levantamento das principais áreas de interesse da juventude para participação nas oficinas.

De acordo com a coordenadora-geral do Pronasci Juventude AM, Manuela Cruz, a elaboração do plano é uma etapa essencial para a implementação do programa no estado. “Esse é um momento fundamental porque é nele que vamos construir, junto com cada território, o caminho que permitirá que o programa faça sentido para a realidade local. O plano de territorialização vai orientar nossas ações, definir como será a aproximação com os jovens e garantir que cada etapa seja pensada de forma participativa e efetiva”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora, após a conclusão dos planos, terá início a formação das equipes, prevista para o próximo mês. Na sequência, será realizada a etapa de seleção dos jovens que participarão do programa.

PRONASCI-REUNIÃO-PLANO

Sobre o Pronasci Juventude – O programa é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). As ações estão focadas em jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada, residentes em áreas com altos índices de violência letal e domínio territorial de facções criminosas. A iniciativa já atende a cerca de 4 mil pessoas no Amazonas (AM), na Bahia (BA), no Distrito Federal (DF), em Pernambuco (PE) e no Rio de Janeiro (RJ). Até 2026, a expectativa é alcançar 15 mil beneficiados em todo o País, com investimento total de quase R$50 milhões. A iniciativa foi estruturada a partir do Pronasci II, instituído pelo Decreto Presidencial nº 11.436/2023, para viabilizar ações de prevenção das violências associadas aos mercados ilegais de drogas.

Pronasci Juventude AM - No estado do Amazonas, o IFAM é responsável pela implementação do programa. O objetivo é desenvolver e implementar estratégias preventivas e integradas de enfrentamento à violência e ao uso de substâncias psicoativas, com foco em 500 adolescentes e jovens vulneráveis dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga. A ação busca reduzir os índices de violência, promover a saúde mental e fortalecer as comunidades locais, considerando as particularidades culturais, socioeconômicas e geográficas da região.