Com mais de 2 mil inscritos, Pronasci Juventude Amazonas conclui fase de entrevistas
A etapa revelou diferentes vulnerabilidades entre os jovens e reforçou a importância da iniciativa.
Fase de escutas- IFAM Campus Tabatinga
O Pronasci Juventude Amazonas concluiu, nesta terça-feira (2), a etapa de entrevistas da chamada pública que vai selecionar os jovens participantes das turmas previstas para iniciar em 2026. Ao todo, mais de 2 mil inscritos disputaram as 500 vagas distribuídas nos quatro territórios de atuação: Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga.
A fase de escuta, conduzida ao longo das últimas semanas pelas equipes territoriais, teve como objetivo compreender o perfil, as motivações e as expectativas dos jovens participantes. A coordenadora-geral do projeto no Amazonas, Manuela Cruz, destacou a importância do processo para garantir que o Pronasci Juventude alcance seu propósito formativo e social. “As entrevistas foram fundamentais para conhecermos de perto a realidade e os interesses dos jovens. Foi um momento de diálogo, acolhimento e escuta qualificada, que reforça o compromisso do projeto com oportunidades e trajetórias transformadoras”, afirmou.
Fase de escutas- IFAM Campus Manaus Zona Leste
O olhar cuidadoso descrito pela coordenação-geral tem se refletido diretamente nas vivências das equipes que atuam nos territórios, especialmente nos municípios do interior. Em Tabatinga, por exemplo, a etapa revelou a complexidade das situações enfrentadas pelos jovens. O coordenador-adjunto do projeto no município, professor Emerson Dias, relatou que a escuta tem revelado realidades que muitas vezes passam despercebidas. “Nos dedicamos a ouvir e compreender a trajetória de cada jovem. As primeiras entrevistas já mostraram situações de vulnerabilidade profundas, que exigem atenção e cuidado”, explica.
A percepção registrada em Tabatinga reforça, na prática, a importância da escuta qualificada mencionada pela coordenação-geral, evidenciando o impacto do projeto nas regiões mais sensíveis do estado. Segundo Dias, o Pronasci Juventude tem se apresentado como uma oportunidade concreta de mudança. “Com o início das atividades, a definição de um espaço próprio, identidade visual, fardamento e cronograma, o projeto tende a se tornar uma referência na comunidade e um ponto de esperança diante de tantos desafios”, disse.
Com a conclusão dessa fase, o projeto avança para a organização do início das atividades com os jovens, consolidando mais um passo na implementação do Pronasci Juventude no Amazonas e fortalecendo ações de formação cidadã, inclusão e prevenção à violência em territórios prioritários do estado.
Sobre o projeto
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). No estado, o projeto é executado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com a interveniência da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI).



