O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA Integrada) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da SECADI que visa atender às necessidades educacionais de jovens, adultos e idosos que desejam concluir a educação básica (ensino fundamental e médio) enquanto têm a oportunidade de adquirir habilidades profissionais. O programa foi estabelecido pela Portaria do MEC nº 962/2021.
Além da oferta de cursos para estudantes e profissionais da área, também são realizadas ações de busca ativa, monitoramento da permanência, produção de material pedagógico, pesquisa e inovação.
- Ampliar o Acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA): Aumentar as oportunidades de acesso, permanência e conclusão da educação de jovens e adultos em todos os níveis da EJA (ensino fundamental ou ensino médio).
- Integrar Educação e Formação Profissional: Isso permite que os alunos adquiram habilidades profissionais enquanto completam sua educação formal.
- Articulação com Arranjos Produtivos Locais: As ofertas educacionais são projetadas para atender os arranjos produtivos locais e às demandas locais do mercado de trabalho, tornando os estudantes mais preparados para o emprego na região em que vivem.
- Propostas Pedagógicas Específicas para EJA: Apoiar propostas pedagógicas específicas que integrem educação, ciência, trabalho, tecnologia e cultura, proporcionando uma educação mais abrangente e relevante para os alunos.
- Elevação da Escolaridade: Promover a elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos, ao mesmo tempo em que lhes oferece a oportunidade de obter uma educação profissional, tornando-os mais aptos para o mercado de trabalho.
- Realizar formação pedagógica com os docentes responsáveis por ministrarem cursos de Formação Continuada atendendo ao objeto deste projeto.
- Capacitar professores que atuarão diretamente no exercício da docência de cursos de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional.
UNIDADE CURRICULAR I:
1. Fundamentos da EaD e Ambientação Virtual
Carga horaria: 20h
EMENTA: A Educação a Distância (EAD) como modalidade de ensino: fundamentos e histórico. Ferramentas de comunicação e apoios tecnológicos para EAD. AVEA: apropriação da Plataforma Moodle. Netqueta.
UNIDADE CURRICULAR II:
2. Fundamentos e Políticas Públicas da EJA-EPT
Carga horaria: 20h
EMENTA: Trajetória histórica, política e social da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir da década de 1940. Fundamentos Legais da EJA-EPT a partir dos anos de 1990. Princípios para a oferta de cursos de EJA e cursos EJA integrados à EPT. A formação do educador nos aspectos técnico, ético e político para atuação em EJA e EJA integrada à EPT.
UNIDADE CURRICULAR III:
3. Fundamentos da EJA-EPT na Modalidade Educação do Campo
Carga horaria: 15h
EMENTA: Educação do campo (EC): políticas públicas e o Estado brasileiro. Diretrizes operacionais para EJA e EJA-EPT nas escolas do campo. Adoção da Pedagogia da Alternância em Escolas do Campo. Formação do educador no trabalho com o adulto do/no campo.
4. Fundamentos da EJA-EPT na Modalidade Educação Escolar Indígena
Carga horaria: 15h
EMENTA: Educação Escolar Indígena (EEI): políticas públicas e o Estado brasileiro. Diretrizes operacionais para EJA e EJA-EPT na modalidade EEI. Formação do educador no trabalho com o adulto indígena.
UNIDADE CURRICULAR IV:
5.Planejamento Escolar e Avaliação da Aprendizagem voltada à EJA-EPT
Carga horaria: 15h
EMENTA: Funções, tipos e elementos do Planejamento Escolar. A avaliação da aprendizagem como processo. Objetivos educacionais e avaliação. Avaliar para contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Especificidades e instrumentos de acompanhamento da aprendizagem na EJA.
6.Noções de Didática e Produção de Materiais Didáticos para EJA-EPT
Carga horaria: 15h
EMENTA: Conceito, histórico e tendências pedagógicas. A Didática na formação docente e no processo de ensino-aprendizagem. Funções, tipos e elementos do Planejamento Escolar. Especificidades da aprendizagem na EJA. Relação entre materiais didáticos e metodologias de ensino para EJA-EPT. Materiais didáticos impressos na EJA-EPT: características; produção; utilização. Materiais didáticos digitais para EJA-EPT: características; produção; utilização. Materiais didáticos alternativos para EJA-EPT.
UNIDADE CURRICULAR V:
7. Conceitos Fundamentais da Educação Inclusiva
Carga horaria: 20h
EMENTA: Princípios norteadores da Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada / integração / inclusão. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo.
Capacitação de docentes e servidores públicos que atuam diretamente e indiretamente na EJA.
Foram abertas 520 vagas para capacitação em EJA/EPT para os seguintes municípios:
Boca do Acre - Coari - Eirunepé - Humaitá - Iranduba - Itacoatiara - Lábrea - Manacapuru - Manaus - Maués - Parintins - Santo Antônio do Içá - Presidente Figueiredo - São Gabriel da Cachoeira - Tabatinga - Tefé
Boca do Acre - Lábrea - Humaitá - Tabatinga - Santo Antônio do Içá - Tefé - Presidente Figueiredo - São Gabriel da Cachoeira
Tabatinga - Santo Antônio do Içá - Tefé - Presidente - Figueiredo - Boca do Acre
- Assistente Administrativo
- Operador de Computador
- Operador de Supermercado
- Agricultor familiar
- Operador de beneficiamento de pescado
- Recepcionista
- Produtor de Olericulas
- Inglês Básico
- Agricultor familiar
- Recreador
- Programador de dispositivos móveis
- Preparador de Doces e Conservas
- Agente de recepção e reserva em meios de hospedagem
- Operador de beneficiamento de pescado
- Auxiliar agropecuário
- Assistente de Logística
- Meliponicultor
- Programador Web
- Programador de dispositivos móveis
- Preparador de Doces e Conservas
- Recepcionista
A Meta 06 do Programa EJA EPT tem como objetivo o apoio administrativo, operacional e logístico nas ações de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo para realização de oficinas de Cursos CANVAS e Design Thinking e capacitação para os estudantes da EJA matriculados nos cursos FIC nos campi de oferta.
Nos anos de 2024 e 2025, foram realizadas dezesseis (16) oficinas nos campi do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), localizados nos municípios de Lábrea, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo, Tefé, Tabatinga, Santo Antônio do Içá e Boca do Acre. As oficinas abordaram o Modelo de Negócios Canvas (BMC), aplicando a Metodologia do Design Thinking junto às turmas do PROEJA FIC, como parte das ações formativas previstas no projeto, capacitando e certificando mais de 450 estudantes da EJA.
A ação teve como objetivo central estimular o protagonismo dos estudantes por meio da educação empreendedora, criando espaços de diálogo, reflexão e construção coletiva de soluções voltadas à realidade dos territórios amazônicos. Buscou-se, com isso, fortalecer a integração entre educação profissional, práticas cidadãs e desenvolvimento socioeconômico local. O plano de negócios, enquanto instrumento metodológico das oficinas, teve como finalidade proporcionar aos participantes uma ferramenta prática para planejar e organizar suas ideias empreendedoras, permitindo visualizar de forma clara os principais componentes de um empreendimento, como proposta de valor, público-alvo, canais de distribuição, fontes de receita e estrutura de custos. A utilização do Canvas possibilitou uma abordagem visual, acessível e adaptável à realidade dos estudantes.
As oficinas foram planejadas com o intuito de despertar o espírito empreendedor, estimular o trabalho em equipe e fomentar a criação de soluções inovadoras, contextualizadas às necessidades locais. As atividades foram organizadas considerando as especificidades pedagógicas, logísticas, geográficas e socioculturais de cada campus, refletindo o compromisso da AYTY com práticas educativas transformadoras, pautadas no fortalecimento das políticas públicas de formação cidadã e no apoio técnico aos programas institucionais de educação profissional.
Lábrea: 30/09/24 | 01/10/24
Humaitá: 02/10/24 | 03/10/24
São Gabriel da Cachoeira: 23/10/24 | 24/10/24 | 25/10/24
Presidente Figueiredo: 22/11/24 | 09/05/25 | 10/05/25
Tefé: 23/05/25 | 24/05/25
Tabatinga: 30/05/25 | 31/05/25
Santo Antônio do içá: 02/06/25 | 03/06/25
Boca do Acre: 10/07/25 | 11/07/25
Pró Reitora de Extensão - Maria Francisca Morais de Lima
Diretora de Extensão e Produção – Aline Zorzi Schultheis
Coordenadora Geral – Jacira Dall Alba Lima
Coordenadora Pedagógica – Bianca Santos Bento da Silva
Coordenadora Financeira – Marlena Raquel do Santos
Apoio Administrativo Sistêmico – Adriana Neves de Almeida
Boca do Acre – Edson Rodrigues de Aguiar
Humaitá – Jeferson Oliveira
Lábrea – Francisco Marcelo Rodrigues Ribeiro
Presidente Figueiredo – Bianca Rocha Machado
São Gabriel da Cachoeira – Thais Moreira Gomes
Tabatinga – Felipe José Mesch
Tefé – José Victor Ferreira Sousa