Pronasci Juventude AM dá boas-vindas aos novos integrantes das coordenações locais
O encontro ocorreu na noite da última terça-feira (5), no formato remoto, e reuniu toda a equipe do Pronasci Juventude no Amazonas.

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude Amazonas (AM), em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), realizou uma reunião de boas-vindas aos novos integrantes das equipes locais dos quatro municípios atendidos pelo programa no estado: Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga. Realizado em formato remoto na última terça-feira (5), o encontro teve como objetivo promover a integração entre os profissionais recém-chegados e os membros da equipe sistêmica e das coordenações locais, além de apresentar as diretrizes e ações estratégicas da iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Os 25 novos profissionais foram selecionados por meio do edital Nº 078/2025 – FAEPI (contratação para funções administrativas - apoio administrativo, educador jurídico, assistente social, psicólogo e pedagogo) e, durante a reunião, puderam conhecer a estrutura do Pronasci Juventude. A coordenadora-geral do programa no Amazonas, Manuela Cruz, conduziu a apresentação, reforçando o compromisso com a atuação no estado. “No início de 2026, iniciaremos as atividades com os jovens que possuem o perfil exigido pelo programa. No momento, estamos na fase de estruturação e diálogos com as instituições parceiras”, afirmou, destacando o papel fundamental de cada membro na implementação das ações locais.
Como parte do encontro, os profissionais que já fazem parte do programa compartilharam experiências e expectativas com os novos colegas, ressaltando a importância do trabalho em rede e da articulação com os parceiros locais para o sucesso das atividades.
Sobre o Pronasci Juventude – O programa é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do MJSP. As ações estão focadas em jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada, que vivem em regiões com altos índices de violência letal e presença do crime organizado.
No estado do Amazonas, a execução do programa está sob responsabilidade do IFAM. O objetivo é desenvolver e implementar estratégias preventivas e integradas de enfrentamento à violência e ao uso de substâncias psicoativas, com foco em 500 adolescentes e jovens vulneráveis. A ação busca reduzir os índices de violência, promover a saúde mental e fortalecer as comunidades locais, considerando as particularidades culturais, socioeconômicas e geográficas da região.