Pronasci Juventude AM participa de reunião em Brasília

Durante o encontro, foram discutidas pautas como Termo de Execução Descentralizadora e ações a serem realizadas pela equipe do Amazonas.

Compartilhar
Coordenadora-Geral do Pronasci Juventude Amazonas participa de reunião em Brasília

No dia 22 de maio, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sediou uma reunião estratégica para tratar da implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci Juventude) no estado do Amazonas. O encontro ocorreu no prédio anexo ao ministério, com a presença da coordenadora-geral do programa no Amazonas, Manuela Cruz, do coordenador-adjunto do Ministério da Justiça, Eliel Silva, e da coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Pronasci Juventude, Emanuelle Silva.

Na reunião, foi apresentado o Termo de Execução Descentralizadora (TED) que formaliza a execução do Projeto Pronasci Juventude no Amazonas. A iniciativa tem como objetivo central o fortalecimento de políticas públicas voltadas para jovens em situação de vulnerabilidade, com foco na prevenção à violência e na promoção da cidadania.

Segundo a coordenadora-geral do Pronasci Juventude no Amazonas, Manuela Cruz, o encontro também tratou dos próximos passos do programa no estado. “Em junho, está prevista a publicação do edital para seleção de profissionais que ocuparão funções administrativas no projeto. Além disso, discutimos o acordo de cooperação técnica com o IFAM, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania”, informou a gestora.

Manuela ainda destacou que a equipe local tem cumprido rigorosamente os prazos estabelecidos no cronograma nacional, contribuindo para o bom andamento das ações do programa na região. A reunião reforça o compromisso do Ministério da Justiça com a implementação eficiente do Pronasci Juventude no Amazonas, com foco em ações estruturadas e parcerias institucionais.

Na ocasião, a coordenadora-geral do Pronasci Juventude Amazonas foi recebida pela secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, e pela coordenadora nacional do PRONASCI Juventude, Monalyza Alves. Ambas demonstraram entusiasmo com o início das atividades no Amazonas, destacando a importância da atuação conjunta entre os entes federais e estaduais para o sucesso da iniciativa.

Pronasci Juventude no Amazonas - O programa tem como objetivo desenvolver e implementar estratégias preventivas e integradas de enfrentamento à violência e ao uso de substâncias no Estado do Amazonas, com foco em 500 adolescentes e jovens vulneráveis, visando a redução da violência, a promoção da saúde mental e o fortalecimento das comunidades, considerando as especificidades culturais, socioeconômicas e geográficas da região.