IFAM-Campus Manacapuru recebe equipe nacional do Pronasci Juventude

A visita tem como objetivo apresentar as diretrizes do programa, articular parcerias e construir ações que serão implementadas no Amazonas. O IFAM é a instituição responsável pela implementação da iniciativa no estado.

Compartilhar
REUNIÃO-PRONASCI JUVENTUDE-MANACAPURU

Em continuidade à agenda no Amazonas, a equipe nacional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci Juventude) realizou visita técnica ao município de Manacapuru, na manhã desta quarta-feira (13). Em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o encontro ocorreu no Campus Manacapuru e teve como objetivo apresentar as diretrizes do programa, fortalecer parcerias locais e construir, em conjunto com a comunidade, as ações que serão implementadas na região.

Localizada na Região Metropolitana de Manaus (RMM) e conhecida pelo tradicional Festival de Cirandas, Manacapuru é uma das cidades estratégicas atendidas pelo Pronasci Juventude. O programa, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), tem como foco integrar ações de segurança, prevenção, formação e cidadania, especialmente voltadas aos jovens em situação de vulnerabilidade social.

Em sua fala inicial, a coordenadora-geral do Pronasci Juventude, Monalyza Alves, falou sobre a ampliação e o alcance que o programa pretende atingir nos próximos meses. “Estamos em processo de expansão e nossa expectativa é que, até o fim do ano, estejamos presentes em 11 estados dos 27. Aqui no Norte, vamos atuar no Amazonas e no Pará. Para nós, é muito gratificante levar uma política pública para estados que, historicamente, só contariam com a presença da polícia”, afirmou.

REUNIÃO-PRONASCI JUVENTUDE-MANACAPURU-PARCEIROS

Ainda durante a apresentação da iniciativa, o coordenador-adjunto da iniciativa, Eliel Silva, comentou sobre as particularidades da região e as estratégias do programa, e destacou a importância de respeitar as características locais e buscar soluções conjuntas. “A diversidade do nosso país é imensa, e sabemos que existem desafios relacionados a conflitos já presentes nos territórios. No entanto, acreditamos que, com a aplicação de boas práticas, será possível atuar de forma efetiva para superá-los”, afirmou.

Sobre a atuação do programa no Amazonas, a coordenadora-geral, Manuela Queiroz, destacou os desafios e a importância do diálogo com a população. “Desenvolver ações nos territórios do Amazonas é sempre um desafio, pela diversidade que o nosso estado apresenta. Por isso, é fundamental discutir o que é o projeto e ao que ele, de fato, se propõe”, afirmou.

O momento em Manacapuru teve a participação de representantes da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi), prefeitura municipal de Manacapuru, Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Secretaria Municipal da Infância e Juventude, Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Manacapuru.

Agenda no AM - Amanhã (14), a equipe cumprirá agenda no IFAM-Campus Iranduba. Em seguida, na sexta-feira, o momento será no IFAM-Campus Manaus Zona Leste. Além das visitas aos campi do Instituto, os integrantes do Pronasci Juventude participam do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que ocorre em Manaus, nos dias 13 a 15 deste mês, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Na ocasião estará presente a titular da Senad, Marta Machado.

Sobre o Pronasci Juventude – As ações do programa estão focadas em jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada, que vivem em regiões com altos índices de violência letal e presença do crime organizado. Além do Amazonas, o Pronasci Juventude está presente na Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.

Pronasci Juventude AM - No estado do Amazonas, a execução do programa está sob responsabilidade do IFAM. O objetivo é desenvolver e implementar estratégias preventivas e integradas de enfrentamento à violência e ao uso de substâncias psicoativas, com foco em 500 adolescentes e jovens vulneráveis dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga. A ação busca reduzir os índices de violência, promover a saúde mental e fortalecer as comunidades locais, considerando as particularidades culturais, socioeconômicas e geográficas da região.