Equipe nacional do Pronasci Juventude segue agenda de visitas no Amazonas

Em parceria com o IFAM, a iniciativa avança pelo Amazonas com foco em segurança, prevenção e formação, a partir do diálogo com comunidades e parceiros locais.

Compartilhar
PRONASCI-REUNIÃO-IRANDUBA

A equipe nacional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci Juventude) deu continuidade à agenda de visitas no Amazonas, fortalecendo o diálogo com comunidades e instituições locais. Após passagem por Tabatinga e Manacapuru, o grupo esteve no município de Iranduba, nesta quinta-feira (14), onde participou de uma reunião com representantes de órgãos municipais e estaduais.

O objetivo da ação é apresentar as diretrizes do Pronasci Juventude e articular parcerias para a implementação de ações que integrem segurança, prevenção, formação e cidadania, especialmente voltadas a jovens em situação de vulnerabilidade social. O programa é uma política pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad). O IFAM é a instituição responsável pela implementação da iniciativa no estado.

A visita técnica contou com a presença do vice-prefeito de Iranduba, Robson Adriel, e representantes das secretarias municipais de Educação e Assistência Social e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

PRONASCI-REUNIÃO-IRANDUBA1

Agenda no AM - Amanhã (15), a equipe encerrará a agenda no Amazonas. A última visita ocorrerá no IFAM-Campus Manaus Zona Leste. Além das visitas aos campi do Instituto, os integrantes do Pronasci Juventude participaram do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que está ocorrendo em Manaus, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Na ocasião estará presente a titular da Senad, Marta Machado.

Sobre o Pronasci Juventude – As ações do programa estão focadas em jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada, residentes em áreas com altos índices de violência letal e domínio territorial de facções criminosas. A iniciativa já atende a cerca de 4 mil pessoas no Amazonas (AM), na Bahia (BA), no Distrito Federal (DF), em Pernambuco (PE) e no Rio de Janeiro (RJ). Até 2026, a expectativa é alcançar 15 mil beneficiados em todo o País, com investimento total de quase R$ 50 milhões. A iniciativa foi estruturada a partir do Pronasci II, instituído pelo Decreto Presidencial nº 11.436/2023, para viabilizar ações de prevenção das violências associadas aos mercados ilegais de drogas.

Pronasci Juventude AM - No estado do Amazonas, o IFAM é responsável pela implementação do programa. O objetivo é desenvolver e implementar estratégias preventivas e integradas de enfrentamento à violência e ao uso de substâncias psicoativas, com foco em 500 adolescentes e jovens vulneráveis dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga. A ação busca reduzir os índices de violência, promover a saúde mental e fortalecer as comunidades locais, considerando as particularidades culturais, socioeconômicas e geográficas da região.