Em Tabatinga, primeira edição do Seminário de Diálogos Interculturais discute a educação escola indígena

O evento ocorreu nos dias 2 a 5 de dezembro, no auditório do IFAM-Campus Tabatinga.

Compartilhar
Imagem Destacada

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Tabatinga (IFAM-CTB) realizou entre os dias 2 e 5 de dezembro, o I Seminário de Diálogos Interculturais. O evento reuniu servidores, gestores, pesquisadores e lideranças indígenas do Alto Solimões e seu entorno, em um espaço de escuta, reflexão e construção coletiva tendo como ponto central a defesa das políticas públicas em prol da educação escolar indígena, no âmbito da instituição.

A primeira edição do seminário teve como tema ‘Saberes em Diálogo: caminhos para fortalecer a educação escolar indígena no IFAM-Campus Tabatinga’, com o objetivo de propor diretrizes que possibilitem a construção e validação de projetos pedagógicos que valorizem a oferta qualificada, específica e diferenciada da educação escolar indígena.

Programação

A palestra de abertura ‘Saberes em Diálogo: Caminhos para Fortalecer a Educação Escolar Indígena’ foi ministrada pelo professor Sebastião Rocha de Souza, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O especialista trouxe a reflexão sobre a responsabilidade das instituições educacionais frente às necessidades dos povos indígenas.

O ponto alto do encontro foi a visita às comunidades Umariaçu I e São Sebastião, onde alguns alunos do campus residem, mas que ainda têm muitas dificuldades de acesso ao IFAM para poder estudar. A atividade teve a intenção de oportunizar que mais servidores pudessem conhecer a realidade desses locais e assim, pensar em ações mais efetivas no âmbito educacional, oportunizando educação diferenciada e qualificada.

I Seminário de Diálogos Interculturais - Comunidade Umariaçu
I Seminário de Diálogos Interculturais - Comunidade São Sebastião

O IFAM reafirmou ao longo do evento, seu compromisso com a educação escolar indígena e comprometeu-se a discutir possibilidades efetivas de ação direcionadas ao ensino, pesquisa e extensão bem como buscar ampliar parcerias com instituições como a UEA, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a fim de atender as demandas dos vários povos da região do Alto Solimões.

Realização e parcerias

O encontro é fruto da parceria entre o campus Tabatinga, as pró-reitorias de Ensino e Extensão, a Funai e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi).

A organização do evento destaca o suporte da Faepi no auxílio da alimentação dos participantes e a Funai com o recursos que possibilitaram a permanência dos indígenas vindos de territórios mais distantes do município de Tabatinga.

Carta de intenções

Como resultado dos debates e reflexões, foi elaborada a Carta de Intenções para o Fortalecimento da Educação Escolar Indígena no Alto Solimões, a partir das demandas apresentadas pelas lideranças indígenas e demais participantes. O documento expressa os compromissos assumidos durante o encontro e sinaliza caminhos para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação escolar indígena no âmbito do IFAM.

Texto: Departamento de Ações Afirmativas da PROEN / Edição: Coordenação de Comunicação Social da Reitoria