Mais Ciência na Escola: IFAM leva ações maker e inovação tecnológica a 30 escolas estaduais de Manaus

Ação coordenada pelo Campus Manaus Distrito Industrial prevê implantação de laboratórios maker, formação de professores e desenvolvimento de projetos tecnológicos até 2027.

Compartilhar
Imagem Destacada

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio do Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), está à frente do programa Mais Ciência na Escola, iniciativa voltada à inovação educacional. Coordenado pelo professor Vitor Bremgartner, o projeto promove ações maker, formação tecnológica e metodologias ativas em 30 escolas públicas da rede estadual de ensino localizadas em todas as zonas de Manaus.

Contemplado em novembro de 2025 por meio de chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), o projeto do IFAM-CMDI está em andamento com atividades de formação de professores e preparação das escolas participantes. A previsão de execução da iniciativa é até novembro de 2027.

As ações desenvolvidas pelo IFAM contemplam a implantação de espaços maker equipados com tecnologias educacionais, incluindo kits de robótica, arduinos, impressoras 3D, ferramentas de fabricação digital e recursos voltados à aprendizagem baseada em projetos. A proposta busca aproximar estudantes e professores de áreas estratégicas como STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), robótica educacional, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e cultura maker.

Segundo o coordenador do projeto, a iniciativa pretende transformar o ambiente escolar em um espaço de experimentação, criatividade e inovação.“O Mais Ciência na Escola possibilita que os estudantes aprendam colocando a mão na massa, desenvolvendo competências tecnológicas e habilidades do século XXI. Além disso, fortalece a formação docente e aproxima as escolas públicas das tecnologias emergentes”, destacou.

Mais Ciência na Escola no IFAM

Além da implantação dos laboratórios, o programa também prevê capacitações para professores, oficinas práticas, acompanhamento pedagógico e desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas escolas participantes. As atividades são conduzidas por equipes do IFAM-CMDI, envolvendo pesquisadores, professores e estudantes bolsistas.

Após a etapa de formação, o próximo passo será a execução dos projetos nas escolas estaduais selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), conforme previsto na chamada pública. “A iniciativa já apresenta resultados acadêmicos relevantes, com publicações científicas aceitas em eventos nacionais e internacionais”, ressalta o coordenador.

Sobre o programa

O programa Mais Ciência na Escola foi instituído pelo Decreto nº 12.049, de 11 de junho de 2024, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O intuito da iniciativa é disseminar o conhecimento científico e a educação digital na educação básica. As diretrizes e os objetivos do programa incluem o estímulo à educação científica e digital, a promoção da inclusão social, a valorização dos educadores, a equidade no acesso à educação e o incentivo ao desenvolvimento sustentável.

Texto e imagens: Coordenação do programa Mais Ciência na Escola no IFAM

Edição: Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos da Reitoria