IFAM recebe aula magna do curso Multiplicadores Aquícolas, em parceria com Ministério da Pesca e Aquicultura

Evento reuniu estudantes, pesquisadores e produtores e destacou a formação de agentes multiplicadores para o fortalecimento sustentável da aquicultura no Amazonas.

Compartilhar
Imagem Destacada

O Instituto Federal do Amazonas-Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), sediou nesta sexta-feira (22) a aula magna do curso Multiplicadores Aquícolas, iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Universidade de Brasília (UnB) e o IFAM.

O evento reuniu estudantes, pesquisadores, representantes de instituições públicas e profissionais ligados ao setor produtivo da aquicultura no Amazonas. A programação contou com palestra magna, entrega de certificados aos concluintes do curso e debates sobre fortalecimento da aquicultura sustentável na Região Norte.

A ação tem como objetivo ampliar o acesso ao conhecimento, capacitar mão de obra qualificada e formar agentes multiplicadores para atuar no setor aquícola. A proposta também busca integrar conhecimento técnico às políticas públicas, promovendo o desenvolvimento sustentável da atividade por meio do diálogo entre academia, instituições e produtores.

A realização da aula presencial no Amazonas reforça a parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o IFAM, instituições que apostam na capacitação profissional como ferramenta de transformação social, econômica e produtiva na região amazônica.

Certificação

Durante a solenidade, foi realizada a entrega de certificados aos concluintes do curso no Amazonas. A certificação simboliza a formação de novos agentes preparados para contribuir com o desenvolvimento da aquicultura no estado, auxiliando produtores em temas como regularização da atividade, acesso ao crédito e obtenção de insumos essenciais para o fortalecimento do setor.

Palestras

A secretária nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, Fernanda de Paula, e o professor Jackson Pantoja, do IFAM, abordaram os desafios e perspectivas da aquicultura brasileira e amazônica, destacando o papel da qualificação profissional e da inovação para o crescimento sustentável da atividade.