IFAM realiza 11ª edição do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas
Evento promovido pelo PPGET reúne pesquisadores, estudantes e representantes de instituições para discutir ensino tecnológico e valorização das identidades amazônicas.

Foto: Comissão Organizadora - SETA 2025
O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), realiza, de 16 a 18 de outubro, no Campus Manaus Centro (CMC), a 11ª edição do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA). Com o tema 'O ensino tecnológico e o diálogo com as identidades e culturas amazônicas', o evento busca integrar expressões artísticas ao ensino tecnológico e valorizar a identidade amazônica nas pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos na região.
A solenidade de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira (16), foi transmitida ao vivo pelo YouTube, no canal TV IFAM, e contou com a presença do reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Paulo Henrique Rocha Aride; do diretor-geral do Campus Manaus Centro, professor Alberto Fábio da Silva Taveira; da coordenadora do PPGET, professora Cinara Anic Cabral; da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Helena Schweickardt; da representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Maria Edilene Neire de Sousa; e da presidente do Instituto Witoto e ativista ambiental, Vanda Witoto.
Durante a cerimônia, o professor Jaime Cavalcante Alves destacou a importância de fortalecer a identidade amazônica por meio da produção científica.“Nosso programa proporciona um olhar genuinamente amazônico, o que é essencial para compreender nossas realidades. Desejo que a programação do evento contribua para consolidar cada vez mais o PPGET como referência de um programa voltado para as identidades amazônicas”, afirmou.
A coordenadora do PPGET lembrou a trajetória do evento e o papel do programa na formação de pesquisadores comprometidos com a região. “Desde 2015, quando realizamos a primeira edição, o SETA tem como objetivo divulgar as pesquisas desenvolvidas aqui no nosso programa. Hoje já formamos 151 mestres, dos quais grande parte é composta por servidores do Instituto, e temos também dois egressos que concluíram o doutorado. O PPGET é reconhecido nacionalmente pela qualidade dos produtos desenvolvidos, e queremos seguir fortalecendo essa caminhada”, disse.
Até amanhã, a programação inclui palestras, mesas-redondas, exposições, oficinas e lançamentos de livros, reunindo professores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em discutir inovações, ciência, cultura, sustentabilidade e políticas públicas na Amazônia. O SETA também abre espaço para apresentações artísticas e culturais, transformando o simpósio em uma vitrine da produção científica e criativa da região.
Programação
Após a solenidade de abertura, foi realizada a conferência ‘O ensino tecnológico, a arte e o diálogo com as identidades e as culturas amazônidas’, com participação do artista Celdo Braga, do superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, e da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Schweickardt. A atividade foi mediada pela coordenadora do PPGET, professora Cinara Anic Cabral.
Foto: Comissão Organizadora - SETA 2025
Ainda nesta quinta-feira, a partir das 15h30, ocorrerá a mesa-redonda ‘Empoderamento feminino na arte e na ciência’, com a participação da artista Hadna Abreu, da diretora do Instituto de Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas (IPDEC), Daniella Bezerra, da professora do CEPAN, Sílvia Oriente, e da pedagoga Vanda Witoto. A mediação será feita pela coordenadora do projeto Cunhantã Digital, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professora Fabíola Guerra Nakamura.
Na quinta-feira (17), às 10h, será realizada a mesa-redonda ‘Políticas públicas com enfoque nas identidades e culturas amazônidas’, com o vereador José Ricardo Wendling (PT/AM) e os reitores da UFAM, professora Tanara Lauschner, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor André Zogahib, e do IFAM, professor Jaime Cavalcante. A mediação será do professor José Pinheiro de Queiroz Neto, do PPGET.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no link: 🔗 https://www.even3.com.br/xi-simposio-em-ensino-tecnologico-no-amazonas-seta-575156/