IFAM participa do VIII Encontro Nacional da EJA-EPT
O evento ocorreu nos dias 3 a 7 de novembro, em Florianópolis, e reuniu servidores e estudantes das instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) participou do VIII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA), nos dias 3 a 7 de novembro, em Florianópolis. Realizado pelos Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC) e Catarinense (IFC), o evento reuniu docentes, técnicos-administrativos e estudantes das instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que, durante cinco dias, participaram de minicursos, oficinas, mesas-redondas e debates sobre políticas públicas e a defesa da EJA-EPT.
Com o tema ‘Formação de Jovens e Adultos Trabalhadores’, o encontro abordou trajetórias, identidades e desafios da modalidade, reforçando a necessidade de consolidar a EJA-EPT como política permanente na Rede Federal. As apresentações das produções científicas foram organizadas em eixos como formação docente, permanência e êxito, gestão e currículo integrado, metodologias e tecnologias educacionais.
Participação do IFAM
A delegação do IFAM contou com servidores engajados nas ações institucionais voltadas à EJA-EPT. Representaram o Instituto as servidoras Rosângela Santos da Silva e Clisivânia Duarte de Souza, da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), integrantes do Coletivo Nacional em Defesa da EJA-EPT e da Comissão Organizadora dos encontros. Também participaram as professoras Tânia Midian Freitas de Souza e Carmem Lúcia de Souza Ribeiro, do Programa Bolsa-Formação na EJA do IFAM.
Dos campi do interior, estiveram presentes os professores José Cleuton Silva de Souza (Campus Lábrea) e Manoel Ferreira Falcão e Elieder de Oliveira Farias (Campus Parintins), que ministraram o minicurso ‘Metodologias Ativas na EJA-EPT: Aprendizagem por Projetos Integradores’ e a oficina’ Tecnologias Digitais na EJA-EPT: o celular como ferramenta pedagógica’, ambos com ampla participação do público.
As pedagogas Bianca Santos Bento da Silva e Jacira Dall Alba Lima apresentaram o trabalho ‘Qualificação Profissional e Presença Feminina na EJA-EPT: Inserção de Mulheres nos Cursos FIC do IFAM como Caminho de Emancipação’. Outro destaque foi a apresentação ‘Formação Continuada de Professores para Atuação na EJA Integrada à EPT: Um Olhar sobre a trajetória da EJA – EPT nos campi do IFAM e suas correlações com a Formação de Professores’, de Rosângela Santos da Silva e Ana Cláudia Ribeiro de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM).
O encontro reafirmou o compromisso do IFAM com uma educação pública, gratuita e de qualidade, que promova a formação integral e emancipatória de jovens e adultos trabalhadores. A instituição reforça a importância de assegurar ao menos 10% de suas ofertas para a EJA-EPT, conforme o Decreto nº 5.840/2006, fortalecendo essa política como instrumento de inclusão e transformação social.
Texto: Departamento de Ações Afirmativas da PROEN / Edição: Coordenação de Comunicação Social da Reitoria