IFAM inaugura Restaurante Estudantil no Campus Itacoatiara e fortalece política de assistência aos estudantes

O Campus Itacoatiara do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) inaugurou, nesta segunda-feira (1º), seu novo Restaurante Estudantil, fortalecendo as políticas de assistência estudantil e ampliando as condições de permanência e êxito acadêmico dos estudantes. A obra, realizada com recursos do Novo PAC, foi entregue durante cerimônia que contou com a presença de representante do Ministério da Educação (MEC), gestores do IFAM, servidores e estudantes. O novo espaço garantirá acesso à alimentação adequada e reforça o compromisso da Rede Federal com a formação integral dos estudantes.

Compartilhar
Imagem Destacada

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizou, nesta segunda-feira (1º), a cerimônia de inauguração do Restaurante Estudantil do Campus Itacoatiara. A entrega do novo espaço representa um importante avanço na política de assistência estudantil da instituição, contribuindo para a permanência, o bem-estar e o êxito acadêmico dos estudantes.

A solenidade contou com a presença da diretora de Políticas e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Sandra Grutzmacher; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do IFAM, professor Paulo Henrique Rocha Aride, representando o reitor Jaime Cavalcante Alves; gestores da Reitoria, direção-geral do campus, servidores, estudantes e convidados.

Representando os estudantes na mesa de honra, a aluna Amanda Guimarães Xavier, do 2º ano do curso técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática, destacou a importância da nova estrutura para a comunidade acadêmica.

Durante seu pronunciamento, Sandra Grutzmacher ressaltou que os investimentos realizados pelo Governo Federal por meio do Novo PAC vão além da infraestrutura física, refletindo o compromisso com a formação integral dos estudantes.

Segundo ela, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica oferece muito mais do que salas de aula. “Aproveitem esse restaurante para alimentar o corpo e a alma. Aproveitem a Rede Federal para alimentar o corpo e a alma, porque aqui vocês alimentam a alma também, com cultura, com pesquisa, com extensão, com compartilhamento entre os colegas, com vivências e apresentação de projetos”, afirmou.

A representante do MEC também destacou que os restaurantes estudantis fazem parte de uma ampla política de assistência estudantil em expansão no país, com previsão de entrega de 270 unidades em instituições da Rede Federal.

Representando o reitor do IFAM, o pró-reitor Paulo Henrique Rocha Aride enfatizou o compromisso institucional com a interiorização da educação profissional de qualidade. Em sua fala, destacou que a ampliação da infraestrutura nos campi do interior atende a uma visão construída ao longo dos anos pela gestão da instituição.

“Hoje temos como premissa o sonho do professor Venâncio Castelo Branco e a palavra do professor Jaime Cavalcante Alves, que é colocar o máximo de estrutura possível nos interiores para que possamos ofertar educação profissional de qualidade. Isso é uma política institucional que o MEC desenvolve e que demonstra a importância dada ao IFAM e à educação profissional”, afirmou o professor Paulo Aride.

Antes do pronunciamento da representante do MEC, as autoridades realizaram o descerramento da placa inaugural, simbolizando a entrega oficial do restaurante à comunidade acadêmica.

O novo Restaurante Estudantil foi concebido para garantir acesso à alimentação adequada, promovendo melhores condições de permanência dos estudantes e contribuindo diretamente para a qualidade de vida e o desempenho acadêmico dos discentes do Campus Itacoatiara.