IFAM-Campus Parintins conquista 2º lugar no concurso nacional de Educação Profissional para a Economia Verde
A premiação ocorreu nesta terça-feira (7), em Brasília (DF), e reconheceu projetos inovadores voltados à educação profissional e à transição econômica sustentável do país.

No coração da Amazônia, onde os rios desenham caminhos e a floresta ensina sobre resistência e renascimento, o IFAM-Campus Parintins faz história ao conquistar o 2º lugar nacional no concurso Educação Profissional para a Economia Verde. Um reconhecimento que ecoa como o som das embarcações que cortam as águas do rio Andirá, levando esperança e conhecimento.
A premiação ocorreu nesta terça-feira (7), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) — evento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que reconhece projetos inovadores voltados à educação profissional e à transição econômica sustentável do país.
Inspirado no rio que atravessa o município, o projeto Doce Andirá - iniciativa premiada - é fruto do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Produtora de Doces e Compotas e nasceu das mãos talentosas e do coração generoso das mulheres de Barreirinha (AM), município distante aproximadamente 420km da capital amazonense. Idealizado pelo professor Manoel Falcão, o curso faz parte do programa Mulheres Mil do IFAM-Campus Parintins, que tem como coordenadora a professora Emmina de Souza e a supervisão da coordenadora do Núcleo do IFAM em Barreirinha, Wilma Marinho.
O curso transforma saberes tradicionais em oportunidades de futuro, mostrando que a educação é o doce fruto que nasce quando a comunidade e o conhecimento florescem lado a lado. Conduzida pela força da coletividade e pelo desejo de ver o saber chegar a cada canto do interior amazônico, a iniciativa alcança seis comunidades quilombolas do rio Andirá, fortalecendo vínculos e abrindo novas margens para o desenvolvimento sustentável.
A premiação reflete o empenho coletivo de uma equipe comprometida com a educação como motor das transformações sociais. O resultado é fruto de um trabalho que alia tradição e inovação, floresta e futuro, doçura e resistência — valores que traduzem a essência do projeto e da comunidade envolvida.
Hoje, o IFAM-Campus Parintins prova mais uma vez que a Amazônia não é apenas cenário, é protagonista. E assim como o rio que nunca deixa de correr, seguimos firmes, alimentando sonhos, multiplicando oportunidades e construindo um futuro mais verde, mais justo e mais amazônico.
SNEPT 2025
A 5ª edição da Semana tem como tema ‘Juventudes que inovam, Brasil que avança’, e acontece nos dias 7 a 9 deste mês, em Brasília (DF). O evento é gratuito e busca contribuir para a divulgação da EPT no país, ampliando o reconhecimento social da modalidade e mostrando o crescimento da EPT por meio da integração de estudantes e profissionais, compartilhamento de projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes.
Mais informações: https://www.gov.br/mec/pt-br/semana-nacional-da-educacao-profissional-e-tecnologica/2025