Com solução sustentável para isolamento térmico, projeto do IFAM é premiado em evento nacional

Iniciativa desenvolvida por estudantes do IFAM-CPRF conquista o prêmio de Melhor Projeto de Escola Pública na 10ª FEBIC.

Compartilhar
Imagem Destacada

O Instituto Federal do Amazonas-Campus Presidente Figueiredo (IFAM-CPRF) conquistou destaque nacional ao receber o prêmio de Melhor Projeto de Escola Pública com a iniciativa ‘Manta de Isolamento Térmico Residencial de Baixo Custo Utilizando Fibra de Coco’. O reconhecimento ocorreu durante a 10ª Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), que reuniu projetos de todo o país, nos dias 8 a 12 de setembro, em Joinville (SC).

O trabalho é desenvolvido pelos estudantes Jhuly Leão de Oliveira, do curso técnico integrado em Eletromecânica, Raimundo Passos Monteiro e Rebeca Gomes Lima, do curso técnico integrado em Desenvolvimento de Sistemas, sob orientação dos professores Raffael Costa de Figueiredo Pinto e Efraim Menezes de Lima Costa.

A proposta busca oferecer uma solução sustentável e acessível para o isolamento térmico de interiores, utilizando resíduos naturais abundantes na Amazônia, como a fibra de coco. Além de promover o conforto térmico em residências, o projeto estimula a economia circular e a cultura maker, ao transformar resíduos agroindustriais em materiais úteis para a construção civil.

De acordo com o professor Efraim, a iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e valoriza os insumos regionais. “O projeto está inserido no ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, e fomenta o desenvolvimento local, combinando inovação tecnológica e responsabilidade ambiental”, explicou.

Para a estudante Jhuly, a experiência na FEBIC marcou sua trajetória acadêmica. “Participar da feira foi muito mais do que uma oportunidade, foi uma experiência transformadora. Representar a instituição em uma feira nacional de iniciação científica diante de tantos projetos inovadores me motiva a continuar na pesquisa. E quando conquistamos o prêmio de Melhor Projeto de Escola Pública, senti que todo esforço valeu a pena. Eu amei a experiência e espero tê-la outra vez”, destacou.

Fase atual - Após a realização de testes laboratoriais, o projeto está na etapa de experimentação em ambientes de maior escala. Entre os espaços que já receberam a aplicação do material estão depósitos e abrigos de maquinários no próprio IFAM-CPRF.