A Amazônia que resiste e progride com o IFAM

Alunos do IFAM são destaque em maratona de programação

Compartilhar
Imagem Destacada

No dia 13 de setembro, em Óbidos (PA), a força da juventude amazônida brilhou mais uma vez. Três equipes do Instituto Federal do Amazonas-Campus Parintins (IFAM-CPA) participaram da primeira fase da XXX Maratona de Programação e transformaram o desafio em conquista.

Alunos do IFAM Campus Parintins

Alunos do IFAM Campus Parintins

Esse desempenho coletivo levou a equipe 'Dois Balões e Meio' à 120ª colocação nacional e ao 2º lugar da região Norte, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e garantindo vaga na final nacional, que será realizada em São Paulo entre os dias 6 e 9 de novembro deste ano. Entre 984 equipes espalhadas por mais de 40 cidades brasileiras, o IFAM mostrou ao país que, do coração da floresta, também brota ciência de excelência.

Alunas do IFAM Campus Parintins

Alunas do IFAM Campus Parintins

Um instante inesquecível marcou o início da prova: em apenas 10 minutos, as três equipes do IFAM figuraram entre as 10 melhores do Brasil. O primeiro problema foi solucionado em menos de três minutos superando até mesmo universidades como USP e UNICAMP. Um gesto breve no tempo, mas eterno na memória: o Amazonas provando que pode disputar de igual para igual com os maiores centros acadêmicos do país.

Esse é o melhor resultado da história do IFAM na Maratona de Programação. Um feito que não nasceu apenas do talento dos estudantes, mas também da dedicação incansável de seus professores e servidores. O Projeto Posniak, coordenado pelo professor Diego Pedro, e o apoio institucional do Campus Parintins, que financiou toda a viagem, revelam a beleza do trabalho coletivo que dá frutos em cada jovem que aprende, ousa e vence.

Alunos do IFAM Campus Parintins

Alunos do IFAM Campus Parintins

Na poesia da vida real, o que se vê é a resiliência de estudantes que enfrentam distâncias, limitações e carências, mas que transformam obstáculos em degraus. O que se vê é a competência de servidores que acreditam que educação pública de qualidade é o verdadeiro motor do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O IFAM segue mostrando ao Brasil que, em cada aluno e em cada servidor, pulsa a certeza de que a Amazônia não é apenas território de riquezas naturais, mas também de saberes que resistem e criam futuro.