2ª edição do Integra inicia com debate sobre inserção de egressos do IFAM no mundo do trabalho
Voltado a gestores do IFAM, evento ocorre até a próxima sexta-feira (29), no IFAM-CMZL, e promove debates sobre fortalecimento institucional e valorização de pessoas.

A segunda edição do Integra teve início nesta segunda-feira (25), no Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), reunindo gestores e servidores de todos os campi. Com o tema ‘Administração forte, pessoas valorizadas e educação que transforma’, o evento busca ser um espaço de diálogo e alinhamento institucional, incentivando a troca de experiências, o fortalecimento das ações administrativas e a socialização de práticas desenvolvidas nas diferentes unidades da instituição.
Presente na mesa de abertura do evento, o reitor do IFAM, Jaime Cavalcante Alves, destacou o Integra como um espaço de construção coletiva e fortalecimento institucional. "Podemos nos integrar, nos entender, nos compreender enquanto instituição e, principalmente, compreender o nosso papel enquanto instituição de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica para o desenvolvimento do estado do Amazonas. Mais do que isso, fortalecer a nossa importância nesse ecossistema que buscamos consolidar para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o reitor.
O presidente da comissão organizadora do evento e pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFAM, professor Leandro Amorim Damasceno, ressaltou que o Integra deve ser compreendido como um investimento institucional voltado ao fortalecimento da gestão e da valorização dos servidores. “Realizar um evento como esse não é gasto, é investimento, porque entendemos que daqui sairão bons frutos e bons resultados. O nome Integra traduz justamente essa proposta de integrar, conhecer as pessoas, as realidades e as experiências de cada unidade”, afirmou.
O pró-reitor também destacou a importância da valorização dos servidores para o fortalecimento da educação pública. “Para termos uma administração forte, precisamos de servidores valorizados, porque são esses servidores que contribuem para transformar a educação e a realidade de qualquer município”, concluiu.
Palestra de abertura
A programação de abertura teve como destaque a palestra ‘Observatório de Egressos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um recorte para a inserção ocupacional de egressos do IFAM no mundo do trabalho’, ministrada pelo reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), professor José Arnóbio de Araújo Filho.
Programação
Ainda na tarde de hoje (25), ocorrerão as palestras ‘Saúde Emocional para Gestores’ e ‘Relações Interpessoais e Ética no Serviço Público’, além da apresentação de experiências exitosas.
A programação do Integra segue até a sexta-feira (29) com palestras, mesa-redonda, reuniões setoriais e atividades voltadas ao fortalecimento das ações institucionais do IFAM.
Mais informações sobre a programação: Integra 2026