Projeto Político Pedagógico Institucional - PPPI
O Projeto Político Pedagógico Institucional do IFAM é um documento cujo processo de elaboração envolve diálogo com diversos segmentos que compõem a unidade escolar, que tem por objetivo a construção da identidade institucional, do percurso pedagógico a ser seguido, das metas a cumprir e, por que não dizer, dos sonhos a concretizar.
PPPI 2025-2029 do IFAM
O que é o PPPI?
O Projeto Político Pedagógico Institucional do IFAM - PPPI é um documento, cujo processo de elaboração envolve diálogo com diversos segmentos que compõem a unidade escolar, que tem por objetivo a construção da identidade institucional, do percurso pedagógico a ser seguido, das metas a cumprir e, por que não dizer, dos sonhos a concretizar.
As palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a Instituição ou a Escola como um espaço de formação de cidadãos e cidadãs conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
- É institucional porque deverá tornar-se uma norma a ser seguida indistintamente por todos.
Ao juntar essas quatro dimensões, o PPPI ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e docentes, mas também para os servidores técnico-administrativos, estudantes e suas famílias.
O PPPI precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e precisa ser flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos discentes. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
- Missão
- Público a ser atingido
- Dados sobre a aprendizagem
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação
Enfim, por ter tantas informações relevantes, o PPPI se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação em que todos os membros das equipes gestoras e pedagógicas devem consultar a cada tomada de decisão.
O PPPI deve se tornar um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazo.
