Professores do IFAM-CMC vencem Prêmio Fapeam de CT&I
Reconhecimento destaca pesquisas com impacto científico, tecnológico e social desenvolvidas no Instituto.

A atuação científica e inovadora desenvolvida por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro (IFAM-CMC) foi reconhecida no Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Edição 2025, com premiações nas categorias Pesquisador Inovador e Pesquisador Destaque. Os trabalhos contemplados demonstram o compromisso do IFAM com pesquisas que geram impacto social, ambiental e tecnológico, alinhadas às demandas da sociedade amazonense.
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 29 de janeiro, e agraciou os professores Elson Antonio Sadalla Pinto e Adriano Teixeira de Oliveira, nas categorias Pesquisador Inovador (Inovação para o Setor Empresarial) e Pesquisador Destaque (Ciências Agrárias), respectivamente. Ambos com trajetórias voltadas para pesquisa e inovação na Amazônia.
Categoria Pesquisador Destaque
Com mais de 20 anos de atuação em pesquisa e na formação de recursos humanos, o professor Adriano Teixeira de Oliveira coordena o Núcleo de Estudos de Invertebrados e Vertebrados da Amazônia (Neiva), onde desenvolve pesquisas integradas nas áreas de produção animal, conservação, tecnologia do pescado e medicina veterinária, com foco no desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental da região amazônica.
A atuação do docente envolve estudos sobre fisiologia animal, com análise de parâmetros sanguíneos e das condições ambientais, que contribuem para o avanço do conhecimento sobre espécies amazônicas e para o monitoramento ambiental. Na área de tecnologia e inovação, as pesquisas incluem o uso de insumos regionais na nutrição animal e o aproveitamento de resíduos do pescado para agregação de valor, alinhados aos princípios da bioeconomia e da economia circular.
Os estudos também auxiliam na conservação e no manejo sustentável de espécies amazônicas, subsidiando políticas públicas, orientando o consumo seguro de pescado e promovendo impactos positivos na saúde pública e na qualidade de vida das populações brasileiras. “Minhas pesquisas integram ciência, inovação e responsabilidade social, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações brasileiras”, destacou.
Categoria Pesquisador Inovador
O professor Elson Antonio Sadalla Pinto é líder do Grupo de Pesquisa Biotecnologia e Bioeconomia na Amazônia e concorreu na categoria que busca premiar doutores que desenvolveram inovações, radicais ou incrementais, transferências de tecnologia, políticas públicas e/ou criação de empresas/startups, com significativa contribuição para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Amazonas, ao aliar o conhecimento científico e tecnológico às demandas do setor empresarial ou do setor público.
Sobre a premiação
Com a finalidade de reconhecer e premiar publicamente pesquisadores e profissionais de comunicação com destacada trajetória no Estado e relevante atuação em prol do conhecimento científico, tecnológico, inovativo, social, ambiental e econômico do Amazonas, o Prêmio Fapeam de CT&I é uma ação que estimula a popularização da ciência, por meio do apoio à disseminação do conhecimento científico produzido por pesquisadores que atuam no Amazonas.
O evento ocorreu na sede da Fapeam, localizada na Avenida Professor Nilton Lins, no bairro Flores, Zona Centro-Sul da capital e contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima, do vice-governador, do vice-governador Tadeu de Souza, da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, além da deputada estadual Alessandra Campelo; do vereador Diego Afonso; do secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa, além de autoridades e mais de 300 pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica e gestores de instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.