IFAM promove Mesa Dialogada em alusão à campanha Agosto Lilás
Evento promovido pela COPEA, em parceria com instituições públicas, reuniu autoridades no IFAM Campus Manaus Zona Leste para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher.

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio da Comissão Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (COPEA), promoveu, nesta segunda-feira (25), a Mesa Dialogada ‘Mulheres Seguras, Famílias Fortes, Comunidade Segura´. A atividade integrou a programação do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, e foi realizada no Auditório Aranouá, no Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), a partir das 9h (horário de Manaus).
Com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento ao assédio moral e sexual e a todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres, o evento foi realizado em parceria com a Procuradoria Federal junto ao IFAM, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas e a Rede de Proteção à Mulher da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC).
A programação contou com a presença de autoridades convidadas, entre elas a Defensora Pública, Carol Braz, do Núcleo de Defesa da Mulher; a Procuradora Federal do IFAM, Dandara Dantas; e a Assistente Social, Virna Martiniano, representante da SEMASC no Centro de Referência dos Direitos da Mulher.
Durante a abertura do evento, o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, enfatizou a importância da mobilização da comunidade acadêmica e institucional em torno do tema e relembrou a luta e a evolução das mulheres no que se refere ao acesso à educação. Em seu pronunciamento, destacou “não queremos privilégios para as mulheres, não queremos privilégios para homens, queremos direitos iguais, independentemente do gênero”.
Durante os diálogos, as convidadas abordaram temas como o papel das instituições na prevenção da violência, os mecanismos legais de proteção às mulheres, o impacto da violência doméstica nas famílias e comunidades, e as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.
A primeira palestrante do evento, a defensora pública Carol Braz, levantou uma importante reflexão ao afirmar que “precisamos combater a violência começando pelas nossas famílias. Que cada um comece dentro de casa a refletir sobre o seu comportamento nas diferentes relações envolvendo mulheres. A violência está nos pequenos detalhes”.

A assistente social Virna Martiniano destacou: “Violência contra a mulher não é apenas estar com o rosto desfigurado. Muitas mulheres deixam de denunciar porque acreditam que a violência só acontece quando deixa marcas físicas”. Sua fala reforçou a importância de se discutir sobre os direitos das mulheres e divulgar os canais de denúncia, uma vez que muitas ainda não sabem identificar quando estão sendo violentadas.
A servidora e representante da COPEA, Clisivânia Duarte, reforçou a responsabilidade social do Instituto Federal enfatizou que “é importante que nós, como mulheres estudantes e servidoras, entendamos que não podemos ser silenciadas. Que não podemos jamais perpetuar o machismo estrutural. Estamos aqui lutando por igualdade, e não por superioridade”.
Finalizando a programação da Mesa Dialogada, a procuradora do IFAM, Dandara Dantas, apresentou o Programa de Auxílio à Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual da Procuradoria-Geral Federal (PGF), destacando como o tema é tratado no âmbito do serviço público, sob a perspectiva jurídica. “É importante sempre estarmos tocando nesse tema, de forma a sensibilizar nossos alunos, servidores e docentes, para evitarem esse tipo de conduta dentro da instituição. O silêncio precisa se transformar em denúncia”.
Essa ação reforça o compromisso do IFAM com a construção de um ambiente educativo seguro e igualitário, livre de qualquer forma de violência. Eventos como este fortalecem a cultura de respeito, escuta e acolhimento dentro do Instituto.
Mais informações sobre a Comissão Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (COPEA) podem ser obtidas pelo e-mail: copea@ifam.edu.br.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando alguma forma de violência, denuncie: Disque 180.