IFAM e MinC discutem criação de incubadora para fortalecer o setor cultural no Amazonas

O IFAM e o MinC reuniram-se para discutir a criação de uma incubadora de organizações da sociedade civil voltada ao fortalecimento do setor cultural amazonense.

Compartilhar
Imagem Destacada

Na manhã desta quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, a Reitoria do IFAM recebeu representantes do Ministério da Cultura (MinC) para dar início às discussões sobre a implantação de uma incubadora de organizações da sociedade civil voltada ao setor cultural no estado do Amazonas. A iniciativa faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, do Governo Federal, que planeja estabelecer centros de apoio à cultura em todas as unidades da federação.

Durante o encontro, a secretária de articulação federativa e comitês de cultura do MinC, Roberta Cristina Martins, destacou que a parceria com o IFAM visa aprofundar ações já existentes e focar no fortalecimento institucional de quem faz cultura no Amazonas. O objetivo central é utilizar a capilaridade do Instituto, que possui unidades em diversas regiões do estado, para que o fomento cultural chegue com eficácia tanto à capital quanto ao interior.

De acordo com a secretária, o conhecimento técnico dos profissionais do Instituto sobre as particularidades regionais será fundamental para melhorar a qualidade de resposta aos editais e garantir o direito à cultura para a população manauara e de outras cidades amazonenses.

Para o Reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, a escolha da instituição para capitanear essa conversa no Amazonas é um reconhecimento importante e está alinhada aos valores da educação profissional e tecnológica. “Estamos muito felizes porque isso vem ao encontro da nossa missão institucional, que é formar o cidadão na sua plenitude, onde a cultura, o esporte, o lazer e a arte se juntam à formação tecnológica”, afirmou o reitor.

IFAM e MinC

A futura incubadora deverá servir como um suporte estratégico para que organizações da sociedade civil possam se estruturar melhor, facilitando o acesso a recursos e a execução de projetos que beneficiem diretamente as comunidades locais,. As conversas devem prosseguir para definir o cronograma de instalação e os modelos de atuação da nova estrutura dentro dos campi do IFAM.