“Faça Bonito”: IFAM premia redações que refletem sobre direitos de crianças e adolescentes

Estudantes de Manacapuru, Tefé e Maués foram reconhecidas pelo talento e engajamento em defesa da infância; premiação contou com entrega de tablet, smartphone e smartwatch

Compartilhar
Imagem Destacada

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e do Departamento de Assuntos Estudantis (DAES), realizou nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, a cerimônia de premiação da terceira edição do Concurso de Redação vinculado à campanha “Faça Bonito”, que integra as ações do Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com o tema “Infâncias protegidas, futuros possíveis: o papel da sociedade na garantia dos direitos de crianças e adolescentes”, a iniciativa mobilizou 10 campi do IFAM, envolvendo estudantes, docentes e equipes pedagógicas em um espaço de reflexão e expressão sobre a importância da proteção da infância.

Nesta edição, foram recebidas 16 redações, selecionadas pelas comissões locais e avaliadas por um comitê formado por docentes, psicólogos e profissionais da comunicação.

Estudantes premiadas:

  • 1º lugarAline Jael de Moura Moraes, do Campus Manacapuru (Curso Técnico em Administração Integrado) – Tablet.
    Entrega realizada pelo Reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves.
  • 2º lugarLitha Leticia Barros Rodrigues, do Campus Tefé (Curso Técnico em Administração Integrado) – Smartphone.
    Entrega realizada pela diretora da FAEPI, Luana Marinho, ao Diretor Geral do Campus Tefé, professor Martinho Correia, que representou a estudante.
  • 3º lugarAna Paula Albuquerque dos Santos, do Campus Maués (Curso Técnico em Informática Integrado) – Smartwatch.
    Entrega realizada pela professora de Língua Portuguesa Julieuza, ao Diretor Geral do Campus Maués, professor Carlos Roberto de Oliveira, que representou a estudante.

Os prêmios foram financiados pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Interiorização (FAEPI), parceira na valorização da educação e do protagonismo estudantil.

A premiação contou ainda com a presença do Diretor Geral do Campus Manacapuru, professor Jaidson Brandão, que exaltou o trabalho do professor de Língua Portuguesa Jonathas Gesteira do campus Manacapuru.

A aluna Aline Jael, vencedora do concurso, destacou a relevância de participar:

“Foi gratificante fazer essa redação e falar de um tema tão atual e importante. E destacar que para que as crianças tenham um futuro possível, é importante que nós venhamos ter o cuidado e zelar pelas suas infâncias. Então trazer essa temática não é só um reconhecimento pessoal, mas trazer à tona a vida de milhares de crianças pelo Brasil e no mundo que merecem ter direito à sua infância protegida.”

O Concurso de Redação do IFAM consolida-se como um espaço de escuta, valorização do protagonismo estudantil e compromisso com os direitos da infância.