Equipe nacional do Pronasci Juventude encerra agenda de visitas no Amazonas
Em parceria com IFAM, o encontro final reuniu instituições parceiras para consolidar ações e alinhar próximos passos no estado.

A equipe nacional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci Juventude) encerrou, nesta sexta-feira (15), a agenda de visitas no Amazonas. Em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), o último compromisso foi realizado em Manaus, no Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), reunindo representantes de instituições parceiras para avaliar os resultados da passagem pelo estado e alinhar os próximos passos do programa.
Durante os últimos dias, a equipe esteve em Iranduba, Manacapuru e Tabatinga, com a finalidade de apresentar as diretrizes do programa, ouvir demandas locais e articular parcerias para execução das ações voltadas a jovens em situação de vulnerabilidade social. O Pronasci Juventude é uma política pública que integra segurança, prevenção, formação e cidadania, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad).
A coordenadora-geral do Pronasci Juventude, Monalyza Alves, ressaltou a satisfação com os resultados obtidos durante a passagem pelo estado e a importância do contato direto com as comunidades atendidas. “Foi uma alegria estar aqui no Amazonas e conhecer os quatro territórios contemplados pelo Pronasci Juventude. Tivemos uma agenda construtiva com a oportunidade de conhecer os territórios e dialogar com os parceiros locais. Ouvir as equipes foi muito importante para nós, que pensamos a política diretamente de Brasília. Quero agradecer ao esforço de toda a equipe do Pronasci Juventude Amazonas, vinculada ao IFAM. Sem esse trabalho conjunto, não teríamos alcançado uma agenda tão rica e produtiva. Estamos ansiosos pelos próximos passos para a implementação do programa no estado”, afirmou.

O trabalho das equipes para o fortalecimento do programa e a preparação para as próximas ações foram pontos destacados pela coordenadora-geral do Pronasci Juventude no Amazonas, Manuela Cruz. “Tivemos como objetivo apresentar as diretrizes do programa, apresentar as equipes sistêmica e locais, com a ideia de ideia de sensibilização e mobilização, para que possamos dar prosseguimento às novas etapas que serão realizadas nos próximos meses”, afirmou.
Representando o reitor do IFAM, a diretora de Extensão e Produção da Pró-Reitoria de Extensão, Aline Zorzi, destacou a importância da união de esforços entre diferentes setores em prol da juventude. “Ficamos felizes em ter tantos parceiros presentes hoje, que aceitaram nosso convite para embarcar nessa jornada conosco. É gratificante agregar mais pessoas e instituições dispostas a contribuir com a juventude, oferecendo melhores condições para que esses jovens se desenvolvam e se tornem cidadãos cada vez mais ativos e bem-sucedidos em nossa sociedade”, afirmou.
Ainda como parte da programação no IFAM-CMZL, a professora Silvia Pacheco, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), proferiu palestra sobre a imigração internacional no Amazonas. O encerramento da agenda contou com a presença de representantes do IFAM, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Associação para o Desenvolvimento da Amazônia (ADCAM), Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, Conselho Tutelar - Zona Leste 2, Associação Pestalozzi de Manaus.

Sobre o Pronasci Juventude – As ações do programa estão focadas em jovens de 15 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade sociorracial agravada, residentes em áreas com altos índices de violência letal e domínio territorial de facções criminosas. A iniciativa já atende a cerca de 4 mil pessoas no Amazonas (AM), na Bahia (BA), no Distrito Federal (DF), em Pernambuco (PE) e no Rio de Janeiro (RJ). Até 2026, a expectativa é alcançar 15 mil beneficiados em todo o País, com investimento total de quase R$ 50 milhões. A iniciativa foi estruturada a partir do Pronasci II, instituído pelo Decreto Presidencial nº 11.436/2023, para viabilizar ações de prevenção das violências associadas aos mercados ilegais de drogas.
Pronasci Juventude AM - No estado do Amazonas, o IFAM é responsável pela implementação do programa. O objetivo é desenvolver e implementar estratégias preventivas e integradas de enfrentamento à violência e ao uso de substâncias psicoativas, com foco em 500 adolescentes e jovens vulneráveis dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga. A ação busca reduzir os índices de violência, promover a saúde mental e fortalecer as comunidades locais, considerando as particularidades culturais, socioeconômicas e geográficas da região.
Para mais informações sobre o Pronasci Juventude AM, acesse o site: https://bit.ly/pronasci-amazonas