Encontro nacional reúne psicólogos para discutir estratégias e desafios na Rede Federal

Realizada na manhã desta quarta-feira (3), a abertura do evento contou a presença de profissionais da psicologia de 22 estados.

Compartilhar
Imagem Destacada

O auditório do projeto Aranouá, localizado no Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), recebeu na manhã desta quarta-feira (3) a abertura do VI Encontro Nacional de Psicólogas (os/es) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A cerimônia marcou o início de uma programação que segue até a próxima sexta-feira (5), reunindo profissionais de todo o país para debater os desafios contemporâneos da psicologia no ambiente educacional.

Com o tema ‘A pluralidade da psicologia na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: diferenças que nos fortalecem’, o encontro tem como objetivo central fortalecer a atuação da psicologia nas instituições da Rede Federal, promovendo a troca de experiências, saberes e estratégias de enfrentamento dos desafios cotidianos vivenciados na prática profissional. O evento também se consolida como um espaço nacional de articulação, reunindo psicólogos que atuam em áreas como assistência estudantil, ensino, gestão de pessoas e saúde do trabalhador, para debater temas emergentes, políticas públicas e caminhos coletivos de atuação.

Abertura - Encontros de profissionais da psicologia

A coordenadora nacional do Fórum de Políticas Estudantis do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), professora Nathalia da Mata Atroch, destacou que o encontro reafirma o compromisso coletivo da Rede Federal com o fortalecimento das práticas psicológicas e com a defesa de uma educação pública que acolhe as diferenças. “Nós defendemos as políticas estudantis do CONIF. Estamos aqui para participar e contribuir com esse evento, falar da regulamentação nacional das políticas estudantis e somar para que a nossa rede possa entregar toda sua potencialidade na educação e por uma educação transformadora, democrática e socialmente referenciada”, afirmou.

Representando o reitor do IFAM, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Paulo Henrique Rocha Aride, ressaltou a importância da pauta para a instituição e reconheceu o papel estratégico dos psicólogos na Rede Federal. “A atuação desses profissionais é essencial para garantir ambientes educativos mais humanos, acolhedores e comprometidos com o desenvolvimento integral dos estudantes”, destacou.

A abertura contou com a presença de profissionais da psicologia da Rede Federal representando 22 estados brasileiros, de todas as regiões do país, além de psicólogos da rede pública e particular de ensino dos estados do Amazonas e Roraima, e estudantes de graduação interessados na temática.

Na programação da manhã também houve a participação do músico Adonai Chacon, responsável pela atração cultural de abertura. Cantor, violonista, guitarrista e compositor manauara.

Palestra de abertura

Após a mesa de abertura, os participantes acompanharam a palestra ‘A pluralidade da psicologia na educação: o compromisso ético e sociopolítico’, ministrada pela professora Iolete da Silva Ribeiro, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A atividade contou com mediação da psicóloga Poliane dos Passos Almeida, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Programação

O encontro segue até a próxima sexta-feira (5), com mesas-redondas, apresentação de experiências e debates temáticos sobre a atuação da psicologia na Rede Federal. A programação completa está disponível na página oficial do evento.

Mais informações: https://www.even3.com.br/vi-encontro-nacional-de-psicologas-oses-da-rede-federal-de-educacao-profissional-cientifica-e-tecnologica-594968/