Entenda as cotas
Entenda as reservas de vagas dos processos seletivos de ingresso de estudantes do IFAM. Acesse simuladores, explicações, infográficos, perguntas frequentes específicas e muito mais.
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Siglas do IFAM
Infográfico de Distribuição de vagas
Descrição detalhada do Infográfico de Distribuição de Vagas
O documento é um infográfico intitulado "Distribuição das vagas - IFAM", atualizado em novembro de 2025. O objetivo é detalhar como 100% das vagas oferecidas pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM) são distribuídas entre os diferentes sistemas de acesso.
- Divisão Inicial das Vagas (100%)
O total de 100% das vagas é dividido logo no início em dois grandes blocos:
- 50% das vagas são destinadas exclusivamente a candidatos que são egressos de escolas públicas (o sistema de cotas).
- O restante das vagas é direcionado para o sistema universal (a Ampla Concorrência).
- Detalhamento do Sistema de Cotas (50%)
A metade das vagas reservada para egressos de escolas públicas é subdividida em duas categorias principais, baseadas no critério de renda familiar:
Categoria A: Cotas para Baixa Renda
Pelo menos metade das vagas de cotas (25% do total geral de vagas) é reservada para candidatos que possuem renda familiar bruta por pessoa igual ou menor do que um salário mínimo. Este grupo, identificado pela sigla LB, é dividido em quatro reservas específicas:
- LB_PPI: Para candidatos Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), representando 86,17% das vagas de baixa renda.
- LB_Q: Para candidatos Quilombolas, representando 0,07%.
- LB_PCD: Para Pessoas com Deficiência (PCD), representando 7,89%.
- LB_EP: Para o restante dos egressos de escola pública que se encaixem no critério de renda.
Categoria B: Cotas Sem Critério de Renda
A outra metade das vagas de cotas (os 25% restantes do total geral) é reservada para egressos de escolas públicas independentemente da renda familiar. Este grupo, identificado pela sigla LI, também é dividido nas mesmas quatro reservas específicas, mas sem a restrição de renda:
- LI_PPI: Para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), representando 86,17% das vagas.
- LI_Q: Para Quilombolas, representando 0,07%.
- LI_PCD: Para Pessoas com Deficiência (PCD), representando 7,89%.
- LI_EP: Para o restante dos egressos de escola pública sem critério de renda.
Observação: As porcentagens de 86,17% (PPI) e 7,89% (PCD) utilizadas nessas cotas são baseadas no percentual da população do Amazonas, conforme o Censo de 2022.
- Detalhamento da Ampla Concorrência
As vagas restantes (sistema universal) são distribuídas da seguinte forma:
- 5% das vagas podem ser destinadas a candidatos classificados como Produtores Rurais (esta reserva é opcional).
- 5% das vagas podem ser destinadas a candidatos classificados como Pessoas com Deficiência (PCD) (esta reserva é opcional).
- O restante das vagas é destinado à Ampla Concorrência (AC), em que todos os candidatos competem sem reservas.
- Exemplos Práticos de Distribuição
O infográfico finaliza com exemplos de como as vagas se traduzem em números reais para diferentes turmas.
1. Para um Curso com 40 Vagas
Em um curso que oferece um total de 40 vagas, a distribuição ocorre da seguinte forma:
- 9 vagas são destinadas a cotistas de Baixa Renda que se declaram Pretos, Pardos ou Indígenas (LB_PPI);
- 1 vaga é reservada para cotistas de Baixa Renda Quilombolas (LB_Q);
- 1 vaga vai para cotistas de Baixa Renda com Pessoas com Deficiência (LB_PCD);
- 1 vaga é para outros cotistas de Baixa Renda Egressos de Escola Pública (LB_EP);
- 7 vagas são para cotistas Independentes de Renda Pretos, Pardos ou Indígenas (LI_PPI);
- 1 vaga é para cotistas Independentes de Renda Pessoas com Deficiência (LI_PCD);
- 1 vaga é para outros cotistas Independentes de Renda Egressos de Escola Pública (LI_EP);
- O restante, totalizando 19 vagas, é destinado à Ampla Concorrência (AC).
2. Para um Curso com 30 Vagas
Em um curso que oferece um total de 30 vagas, a distribuição segue este modelo:
- 8 vagas são para cotistas de Baixa Renda Pretos, Pardos ou Indígenas (LB_PPI);
- 1 vaga é reservada para cotistas de Baixa Renda Quilombolas (LB_Q);
- 1 vaga é para cotistas de Baixa Renda Pessoas com Deficiência (LB_PCD);
- 1 vaga é para outros cotistas de Baixa Renda Egressos de Escola Pública (LB_EP);
- 7 vagas são para cotistas Independentes de Renda Pretos, Pardos ou Indígenas (LI_PPI);
- 1 vaga é para cotistas Independentes de Renda Quilombolas (LI_Q);
- 1 vaga é para cotistas Independentes de Renda Pessoas com Deficiência (LI_PCD);
- 1 vaga é para outros cotistas Independentes de Renda Egressos de Escola Pública (LI_EP);
- O restante, totalizando 15 vagas, é destinado à Ampla Concorrência (AC).
3. Para um Curso com 20 Vagas
Em um curso que oferece um total de 20 vagas, a distribuição é a seguinte:
- 7 vagas são para cotistas de Baixa Renda Pretos, Pardos ou Indígenas (LB_PPI);
- 1 vaga é reservada para cotistas de Baixa Renda Quilombolas (LB_Q);
- 1 vaga é para cotistas de Baixa Renda Pessoas com Deficiência (LB_PCD);
- 1 vaga é para outros cotistas de Baixa Renda Egressos de Escola Pública (LB_EP);
- 5 vagas são para cotistas Independentes de Renda Pretos, Pardos ou Indígenas (LI_PPI);
- 1 vaga é para cotistas Independentes de Renda Pessoas com Deficiência (LI_PCD);
- 1 vaga é para outros cotistas Independentes de Renda Egressos de Escola Pública (LI_EP);
- O restante, totalizando 13 vagas, é destinado à Ampla Concorrência (AC).
- Observação final:
Uma nota importante no infográfico estabelece que todas as reservas para egressos de escolas públicas (exceto Quilombolas sem critério de renda) devem ter no mínimo uma vaga. Essa regra pode, em alguns casos, diminuir o número de vagas disponíveis nas cotas que independem de renda e na Ampla Concorrência.
Simuladores
Perguntas Frequentes
Siglas diretamente na tela
| ITEM | SIGLA ANTIGA | NOVA SIGLA | DESCRIÇÃO |
|---|---|---|---|
| 1 | AC | AC | AMPLA CONCORRÊNCIA – grupo da classificação geral em que todos os(as) candidatos(as) concorrerão. |
| 2 | PR | PR | PRODUTOR RURAL (opcional aos campi) |
| 3 | R1 PPI | LB_PPI | PRETOS, PARDOS OU INDÍGENAS que sejam EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS com **renda familiar bruta mensal per capita igual ou menor do que um salário mínimo** |
| 4 | R2 Q | LB_Q | QUILOMBOLAS que sejam EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS com **renda familiar bruta mensal per capita igual ou menor do que um salário mínimo** |
| 5 | R3 PCD | LB_PCD | PESSOAS COM DEFICIÊNCIA que sejam EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS com **renda familiar bruta mensal per capita igual ou menor do que um salário mínimo** |
| 6 | R4 EP | LB_EP | EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS com **renda familiar bruta mensal per capita igual ou menor do que um salário mínimo** |
| 7 | R5 PPI | LI_PPI | PRETOS, PARDOS OU INDÍGENAS que sejam EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS **independentemente de renda** |
| 8 | R6 Q | LI_Q | QUILOMBOLAS que sejam EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS **independentemente de renda** |
| 9 | R7 PCD | LI_PCD | PESSOAS COM DEFICIÊNCIA que sejam EGRESSAS DE ESCOLAS PÚBLICAS **independentemente de renda** |
| 10 | LI_EP | LI_EP | EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS **independentemente de renda** |
Fonte: Núcleo de Apoio ao Processo Seletivo do Ensino
Data publicação: 28 de Novembro de 2025 às 04:21 Data atualização: 28 de Novembro de 2025 às 12:38
